sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Pescaria de corvinas... amém!

Imagem de uma corvina com aproximadamente 4 kg
Alguns amigos estavam curiosos sobre esta semana... quem pesca no mar no mês de dezembro, sabe muito bem que é um ótimo mês para pesca de algumas espécies. A corvina Micropogonias furnieri  (Desmarest, 1823) é pescada e vista por aqui nos meses de primavera e verão, ocasionalmente fora de época também. A corvina é um peixe cobiçado pela pesca de beira de praia pela diversão oferecida no combate. Não se assemelha um burriquete em fôlego, mas o estilo do peixe é muito parecido, embora menos intenso no combate. É comum presenciar diferença de coloração do prateado limpo e/ou com tons dourado, amarelo e até mesmo rosado, metalizados. Eventualmente se captura algumas com manchas pretas chamadas vulgarmente de petrolheiras. Alguma pessoas dizem que esta variante é ligada ao habitat, mas não encontrei nada científico sobre isto, parecendo ser pura imaginação destes que insistem em afirmar a relação de cor com hábitos alimentícios. 
Eu e um amigo resolvemos escapar no meio da semana para investir numa suposta aparição em massa de corvinas. Escolhemos um lugar longe de cabos de redes, vilas e pescadores amadores, e começamos. Pela manhã pescamos 12 exemplares com peso de aproximadamente 3 a 5 kg. A tarde capturamos mais 6 peixes. Os peixes da tarde eram um pouco maiores, onde certamente estavam com peso de 4,5 a 5,5 kg. Alguns peixes foram abatidos para consumo próprio, outros libertados. Os peixes reagiram as iscas de peixe-rei, marisco e tatuíras. Não conseguimos corruptos e percebemos que não era necessário devido a forte resposta dos peixes ao marisco. 
A pescaria de corvinas é muito divertida quando o cardume é localizado. Perde-se algumas batidas, mas de maneira geral o peixe fica muito bem ferrado pq a primeira mandada é forte. Muitas vezes, dependendo da área de arremesso e localização onde o peixe esta se alimentando, ele bate ao contrário, afrouxando a linha. Isto deve ser acompanhado atentamente pelo pescador, pois linha frouxa é pedida para anzol desengatar. É muito comum ver pescadores perdendo peixes quando a linha não é mantida esticada. 
O dia foi muito divertido... dia de pescaria com muitas ações é garantia extra para um bom dia, mas a outra parte da pescaria certamente é a amizade. Pescar sozinho é muito bom... mas pescar com um amigo é melhor ainda. 

Nenhum comentário: