| Estrada Granja Vargas - Dunas Altas, 2014. |
| Nascer do sol em Dunas Altas, Farol Berta, 2014. |
Recebo algumas mensagens por email perguntando sobre os locais. Não existe segredo sobre os locais de pescaria. Todos eles ótimos se vc estiver na hora e dia certo. Na semana passada fui pescar nas imediações de mostardas, peguei aquele único burriquete e 8 papaterras. Enquanto eu estava lá, nas imediações de Pinhal e Quintão se pescava muitas corvinas. Em Torres, duas semanas atrás, saíram muitas corvinas. Tem saído direto corvinas nas Plataformas de Atlântida, Tramandaí e Cidreira. Muitas pessoas sabem que a pescaria no RS é mais produtiva em locais de difícil acesso. Junto com isto surgem algumas prerrogativas ligadas a dificuldade. Se me perguntasse aonde eu gostaria de pescar, diria que lá pros lados do Farol do Albardão... mas aqui deve ficar uns 400 km da minha casa, então fica meio fora de mão. O litoral central e norte são os que costumo ir, justamente pela distância. O grau de envolvimento e mão de obra para ir pescar longe de casa aumenta na medida em que vc se distancia e fica mais dias fora de casa. Esta é a pergunta que o pescador deve fazer... quantos dias pode pescar e se envolver com a pesca. No meu caso, geralmente são dois dias, então a distância fica limitada até 200-250 km. Apenas um referência para compreender quanto tempo vc se envolve com pescaria e quanto tempo efetivamente pesca.
Outra questão é pescar durante o veraneio... todo mundo sabe que pescaria em temporada de férias fica impraticável nas praias populosas. O peixe some com o movimento e/ou é proibido pescar onde é área de banho. Agora, até fim de novembro é uma época especial pra pescar nas praias badaladas, pq depois de dezembro não dá mais! Aí o pescador tem que deitar o cabelo pra locais tranquilos... tais como a região mais ao sul de Torres, ou ao norte da plataforma de cidreira, ou outros entre meios de balneários.
Pesquei muito entre quintão e magistério, também em Dunas Altas, pois eram locais próximos do Pinhal, onde eu tinha base. No Pinhal, as vezes, eu e meu amigo Rodrigo, pescávamos corvinas, arraias e bons papaterras. Hoje, acho difícil de ver isto nos meses de janeiro e fevereiro no Pinhal. E Pinhal é um dos melhores locais pra se pescar... mas evidente que a grande quantidade de banhistas afugenta o peixe.
Se o pescador quer se divertir e arriscar um peixe bom, não tem como escapar... precisa pegar o carro e andar muitos km. É a alma do negócio da diversão na atualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário