| Indústria pesqueira x pescador. Foto: Roberto Furtado |
A história de pesca é um tema na vida de famílias... e com frequência se escuta de alguém. "Eu tenho (ou eu tive) um tio pescador!", ainda: "meu irmão é pescador!"
O pescador sempre tem uma história... quem conhece algumas delas, sabe que em muitos dos casos elas começaram na infância das pessoas. Pescaria é um atividade, profissional ou amadora, que passa pelas famílias, as vezes de mão em mão e comum é escutar de um grande pescador: "Meu pai pescava!"
Não há regras no mundo, não haveria para os casos de pescadores nascidos em lares onde não se praticava tal atividade. Aliás, se não havia influência familiar, aponta-se para um vivente com tendências fortes sobre um conjunto de possibilidades. Fazer algo pela influência é algo notável pela história, mas começar algo do nada é uma diferença de personalidade e vocação.
Aos que realizam a pesca porque dela necessitam para viver, lamento, os tempos mudaram. Os mares estão secando de pescado devido a má administração deste que deveria ser um recurso renovável. O mar esta afirmando aos poucos... "mudem de atividade profissional enquanto há tempo!".
Os pescadores amadores, por perceber que a coisa não é tão simples assim, certamente tem um pouco mais de cautela nestes genocídios do pescado. A fartura de hoje, a falta do amanhã. "Grande safras" de corvinas em um dado ano, seguidamente comprovam redução em anos seguintes. Quem já viu muito peixe todos os anos? Isto não é viável...
A pescaria para quem ama a atividade, de qualquer natureza e importância, é uma arte. Se vc é pescador do tipo que lê o mar, sabe o que pode encontrar... também o que não pode, em termos de alegrias, sucesso, e lembranças. Um homem na beira da praia, de caniço e chumbada pronta para voar é garantia de felicidade. Para quem esta no barco, embora a diferença nos resultados, a felicidade pode não ser a mesma. Feliz é quem vive e respira pescaria sem o peso do ofício. Quem é pescador de alma aproveita muito mais... sonha com a próxima aventura. Quem depende, infelizmente, convive com a frustração, pq o peixe nem sempre esta lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário