terça-feira, 17 de junho de 2014

Não olhe para trás

Difícil escrever ou abordar questões sem colocar o peso de suas próprias impressões. É um fato! Carregamos sempre nossas experiências em tudo que nos envolvemos. O passado se reflete no presente... por isto muitas pessoas tem algum fantasma. As vezes a gente percebe isto conversando ou convivendo com as pessoas...
No ofício de trabalhar muito em finais de semana, acabei perdendo o contato com alguns amigos. Minhas folgas, quando aconteciam, eram de meio de semana. Isto acabou me fazendo pescar muitas vezes sozinho... o que têm lá suas vantagens, mas também desvantagens. Aventurar-se sozinho pelo litoral do RS poderia ter mais de um tipo de perigo. Como em certa vez que dormi no interior do carro e no meio da noite acordei com um barulho. Pela manhã alguém havia tentado roubar-me os caniços. Evidente que eu estava protegido... além de um anjo forte, ainda havia com o que me defender. Fotógrafos Andarilhos aprendem na marra algumas coisas nesta vida... uma delas é saber lidar com certas situações, não importa quão inocente ou bom vc seja, no ofício de repórter fotográfico, do tipo que dorme em qualquer lugar, vc aprende muita coisa. Isto, os que dormem em apartamentos, casas ou hotéis, jamais aprenderão. É o tipo de coisa que a gente deve vivenciar... Sempre digo que não sou mais ou mesmo. Não sou mais um guri para realizar algumas coisas, estou mais fraco para outras onde a juventude adolescente é uma virtude, mas estou muito forte em outros quesitos que jamais imaginei. Realmente, para saber é preciso viver! Dormi muitas vezes no chão, na areia, dentro de um carro, no chão de ônibus e vans. Dormi em pulgueiros... peguei pulgas, carrapatos, bicho de pé e outras perebas do ofício aventureiro. Me pergunta se deixei de amar esta vida... te responderei que não. Eu nasci para isto, e por tal motivo me tornei um profissional da mídia como poucos. Este ofício de repórter fotográfico exige estas "qualidades" se vc quiser ser realmente um profissional reconhecido. Reconhecido não tem relação com dinheiro, antes que alguém pense ao contrário. Se vc quer ganhar dinheiro com fotografia vai fazer casamentos e festas familiares. O resto é pingadinho... exceto se vc for um bom puxa sacos e político. 
Nas andanças que fiz pelo meu pequeno mundo aprendi algumas coisas... uma delas é não olhar para trás. Olhar para trás quando se vai a um lugar bonito, faz vc se arrepender da decisão de partir. Se algum lugar alguém ou algo espera por vc, ao olhar para trás vai se arrepender de muitas escolhas. Se vc olhar para trás, olhe ainda bem antes de partir, pq já vi gente que não partiu pq olhou para trás na hora H. As pescarias mais felizes de minha vida foram muitas... com amigos, sozinho, com a presença de algo inexplicável. Acho que este algo inexplicável é o que muitos chamam de Deus ou entidades invisíveis, mas eu reconheço apenas com uma energia boa que faz vc valorizar cada segundo de ar que respira. Estar na beira da praia, para mim,  é o paraíso. Não olhe para trás... conselho de amigo! 

Nenhum comentário: